Buscar
  • Carolina R Rudolph

Prevenção do Câncer de Próstata


A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Estimativa de novos casos: 61.200 (2016 - INCA) Número de mortes: 13.772 (2013 - SIM)

Atenção: A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

O QUE É A PRÓSTATA?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele não-melanoma. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura.

NA FASE AVANÇADA, PODE PROVOCAR:

  • Dor óssea;

  • Sintomas urinários;

  • Queda do estado geral de saúde;

  • Insuficiência renal;

  • Dores fortes.

ATENÇÃO!

A AUSÊNCIA DE SINTOMAS NÃO GARANTE QUE NÃO HÁ PROBLEMAS. POR ISSO, FAÇA EXAMES PREVENTIVOS E CUIDE DE SUA SAÚDE.

COMO SERÁ O DIAGNÓSTICO?

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar ou raça negra, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazer o exame de PSA no sangue. 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

FATORES DE RISCO

  • Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);

  • Histórico familiar;

  • Raça (maior incidência entre homens de pele negra);

  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

  • Sedentarismo;

  • Obesidade.

Bibliografia:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao++

http://www.ladoaladopelavida.org.br/uploads/downloads/b4/bb/B4bfbe40A03011e68c41031dc939c78f.pdf

#prostata #cancerdeprostata #câncer #canceremhomem #saúdedohomem

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Insônia