TRANSTORNOS DE HUMOR

Transtornos de humor

Episódio maníaco:

Existem três graus de gravidade,com características em comum  de  humor elevado e aumento na quantidade e velocidade da atividade física e mental.

  1. Hipomania: grau mais leve de mania, há uma elevaçāo leve e persistente do humor,aumento da energia da libido,sociabilidade aumentada, diminuiçāo da necessidade de sono.

  2. Mania sem sintomas psicóticos: o humor está desproporcionalmente elevado em relaçāo ás circunstâncias do indivíduo, há uma aumento da energia, hiperatividade ,diminuiçāo da necessidade de sono e descanso , desinibiçāo social, desatençāo importante.

  3. Mania com sintomas psicóticos:

Transtorno afetivo bipolar:

Episódios repetidos  em que o humor e os níveis de atividade do paciente estāo muito perturbados.Existe a alternância de episódios depressivos com episódios maníacos ou hipomaníacos.

Episódio depressivo:

Caracteriza-se por humor deprimido, perda de interesse nas atividades,prazer e energia diminuídas,cansaço, dificuldade de concentraçāo, idéias de culpa,alterações de sono e de apetite.

Ciclotimia:

Instabilidade persistente do humor, envolvendo numerosos períodos de depressāo e elaçāo leves.

Distimia:

Depressāo crônica do humor, de gravidade menor que um episódio depressivo, de maneira que nāo chega a interferir nas atividades diárias.